Ecodoppler vascular

O uso do Doppler vascular (ultra-som vascular) é amplamente utilizado por angiologistas e cirurgiões vasculares para a avaliação do fluxo circulatório sangüíneo dos pacientes. Este aparelho oferece excelente precisão diagnóstica (para cerca de 90% dos casos), além de outras vantagens igualmente importantes, como: ser indolor, ser um equipamento portátil e, assim, estar disponível sempre que necessário, e poder ser utilizado de maneira repetitiva, pois não causa nenhum transtorno ao paciente.

Este aparelho é geralmente o mais utilizado na prática médica dos angiologistas, pois não precisa de registros: apenas pela distinção dos sons apresentados (arterial ou venoso, monofásico, bifásico, trifásico, com ou sem espontaneidade, intensificação das manobras compressivas ou ausência) dará ao médico condições de fazer o seu diagnóstico tendo por base o exame clínico geral, fundamental. Com estes dados, o especialista pode chegar a um diagnóstico sumário, na maioria dos casos.

Quando for necessária uma avaliação clínica mais detalhada, o angiologista complementará este exame com o ECO COLOR DOPPLER (também indolor), equipamento que completa dados com fotos e registros ultra-sonográficos, com os quais o especialista poderá observar praticamente todo o mapeamento dos vasos pesquisados. Esta técnica facilita de maneira expressiva o procedimento do médico, caso haja necessidade de uma intervenção cirúrgica. Estes exames são feitos nos centros de ultra-sonografia vascular.

Concluindo, tenha certeza de que quando seu médico solicitar a você um exame de duplex-scan, você estará sendo submetido a um exame indolor, inócuo e de alto grau de confiabilidade.

Exame Duplex Scan

ecodoppler vascular

Abaixo, imagem que evidencia a veia femoral e a veia safena interna, localizadas na coxa, e aqui apresentando aspecto normal:

ecodoppler vascular

Abaixo, imagem que evidencia a veia safena interna apresentando refluxo, isto é, escoamento do sangue no sentido inverso ao normal. Esta condição está freqüentemente associada às varizes de membros inferiores:

ecodoppler vascular

Abaixo, imagem que revela estenose (estreitamento) da artéria carótida interna, responsável pela irrigação do cérebro. Esta condição é potencialmente grave e deve ser acompanhada pelo cirurgião vascular:

ecodoppler vascular

Certificações / Titulos

Passe o mouse para ampliar

Destaques

Uma agulha é introduzida na veia comprometida guiada por imagens de ecografia vascular e realizamos a injeção da espuma esclerosante.

Espuma ecoguiada

Consiste no disparo do Laser através da pele promovendo a destruição da varicosidade pela dissipação de calor intenso, localizado e seletivo.

laser transdérmico

O tecido alvo reage com a energia da luz, O procedimento é minimamente invasivo e não requer anestesia geral.

laser endovenoso

É um tratamento para o refluxo venoso superficial, uma alternativa menos invasiva a cirurgia tradicional.

radiofreqüência

Importante:

As informações contidas neste site têm caráter informativo e educacional. De nenhuma forma devem ser utilizadas para auto-diagnóstico, auto-tratamento e auto-medicação. Quando houver dúvidas, um médico deverá ser consultado. Somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA.

Responsável Técnico: Dr. Walter Jr. Boim Araujo - CRM: 19850-PR;

Especialista em Cirurgia Vascular (RQE nº 14638); Ecografia Vascular com Doppler (RQE nº 333); Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular (RQE nº 1489).

Desenvolvido por: Paulo Henrique